DEGUSTAÇÃO  Eletrônica I

DEGUSTAÇÃO Eletrônica I

  • 11 Alunos matriculados
  • 48 Horas de duração
  • 20 Aulas
  • 2 Módulos
  • 1 mês de suporte
Acesso Gratuito
Acessar Dê um passo adiante em sua carreira!
Oi, pessoal! Eu sou Bianca Santana, engenheira de computação e mestre em computação aplicada pela UEFS. Que bom ter você por aqui!
Bianca Santana

  AVISO IMPORTANTE: CRIAMOS A DEGUSTAÇÃO DOS CURSOS PARA QUE VOCÊ CONSIGA ACESSAR APENAS AS PRIMEIRAS AULAS, NÃO LIBERAREMOS O CURSO COMPLETO DE FORMA GRATUITA.



Eletrônica I é um curso introdutório ao universo da Eletrônica com Arduino! Esta é a versão online do segundo curso do Projeto Little BIG Coders, que busca disseminar a Educação em Computação entre crianças e adolescentes. 


Por que aprender sobre eletrônica?

A Eletrônica está em toda parte! Nos eletrodomésticos, nos sinais de trânsito e, principalmente, na Computação. É uma disciplina que lida com o desenvolvimento e aplicação de dispositivos e sistemas envolvendo o fluxo de elétrons. Divide-se em analógica e em digital, que são formas de apresentação dos sinais elétricos a serem tratados. Entender como os componentes elétricos e eletrônicos funcionam, nos dá base para criar novos dispositivos!

Em nosso curso de eletrônica, estudamos o funcionamento dos componentes eletrônicos e a criação de circuitos que podem ser programados. Diversas aplicações são criadas, semáforos inteligentes, iluminação automatizada de casinhas de bonecas, dentre outros. Nesse curso, abordamos o desenvolvimento de projetos de eletrônica que podem ser programados através da placa Arduino. 

A placa Arduino faz parte de uma iniciativa de hardware e software de código aberto, que vem sendo amplamente utilizada pela comunidade para a construção de dispositivos digitais e objetos interativos. O Arduino é utilizado no meio profissional e vem sendo empregado em iniciativas educacionais com estudantes de todas as idades.


Como é o curso?

Nesse curso, falamos sobre tecnologia de uma maneira lúdica! Cada aula possui uma videoaula e um capítulo dedicado no livro impresso com explicações e exercícios. A maior parte das aulas envolve a construção de um projeto de eletrônica. Ao completar cada projeto, solicitamos aos alunos que elaborem um relatório científico, pois é muito importante que os estudantes saibam explicar o que foi feito e entendam como é importante divulgar seus trabalhos.

Para a reprodução dos projetos, os estudantes precisam adquirir um kit eletrônica com Arduino. A lista de materiais é disponibilizada junto aos materiais do curso e pode ser adquirida em diversos sites e lojas de eletrônica (inclusive e-commerces chineses). A programação dos circuitos é realizada através do software MBlock, que é gratuito.


Quantas aulas tem o curso?

O curso possui 16 aulas. Sugerimos que cada aula seja trabalhada em uma semana. E as sessões de aprendizagem podem ser divididas em duas, assistindo à videoaula em um primeiro momento, e realizando as atividades sugeridas em outro. Seguindo as sugestões, o tempo previsto para a conclusão deste módulo é de 4 meses.


O que é Little BIG Coders?

Little BIG Coders é um projeto de Educação em Computação para crianças e adolescentes. Nosso principal objetivo é o desenvolvimento do Pensamento Computacional, que é um processo cognitivo focado na resolução de problemas. O Pensamento Computacional é considerado uma habilidade fundamental para todos, em um mundo onde há forte presença das soluções proporcionadas pela Computação. Na modalidade online, cada curso explora um tópico pertinente do universo da Computação, desde algoritmos e programação até robótica. Conheça as nossas redes sociais:

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC7KWerMUGfo_sCzjQq429mA

Instagram: https://www.instagram.com/littlebigcoders/

Facebook: https://www.facebook.com/littleBIGcoders/ 

1 mês Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 mês após a matrícula.

Qual a faixa etária indicada?

A faixa etária ideal é a partir dos 10 anos. Crianças abaixo dos 10 anos também podem fazer o curso, desde que tenham cursado previamente Algoritmos e Programação I. Para os menores, recomendamos que os pais acompanhem a montagem dos circuitos, e auxiliem nesta atividade, a fim de evitar acidentes com materiais pontiagudos.

Bianca Santana
"Oi, pessoal! Eu sou Bianca Santana, engenheira de computação e mestre em computação aplicada pela UEFS. Que bom ter você por aqui! "

           

Quem é o idealizador?

Bianca Santana, engenheira de computação e mestre em computação aplicada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Trabalho em projetos de pesquisa, ensino e extensão focados no ensino do Pensamento Computacional, que é um processo cognitivo focado na resolução de problemas. Dentre minhas linhas de pesquisa estão: O ensino de Computação nas escolas do Ensino Fundamental, o estudo do processo de ensino-aprendizagem de programação para estudantes de cursos de graduação que não são da área da computação, e avaliação da aquisição do Pensamento Computacional. Os resultados mais recentes das pesquisas em que estou envolvida podem ser encontradas nos anais do 27º Workshop sobre Educação em Computação, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), e também no 48º Annual Frontiers in Education (FIE), promovida pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers(IEEE). 


Conteúdo Programático

  • 1. AULA 1 - A Importância da Eletrônica
  • 2. AULA 2 - Conhecendo os Componentes Eletrônicos
  • 3. AULA 2 - Corrente Elétrica
  • 4. AULA 2 - Fichas Descritivas
  • 5. AULA 3 - Instalando o MBlock
  • 6. AULA 3 - Como Programar um Circuito?
  • 7. AULA 4 - Semáforo
  • 8. AULA 5 - Show de Luzes!
  • 9. AULA 6 - Fazendo Barulho
  • 10. AULA 7 - Programando o Barulho
  • 11. AULA 8 - Programando Músicas
  • 12. AULA 8 - Fichas Descritivas
  • 13. AULA 9 - Botões
  • 14. AULA 10 - Botões (Parte 2)
  • 15. AULA 11 - Sensores
  • 16. AULA 12 - Identificando intrusos!
  • 17. AULA 13 - Medindo a Luminosidade de um Ambiente
  • 18. AULA 14 - Luminária inteligente!
  • 19. AULA 14 - Fichas descritivas
  • 1. Primeiros Passos
Voltar ao topo